Cláudia News

Em julgamento, STJD anula jogo entre Aparecidense x Ponte Preta pela 1ª fase da Copa do Brasil

Decisão é tomada em julgamento nesta sexta-feira na sede da OAB-CE, em Fortaleza

A partida entre Aparecidense e Ponte Preta está anulada. Em julgamento realizado na noite desta sexta-feira, na sede da OAB em Fortaleza, os auditores do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiram pela anulação do jogo válido pela primeira fase da Copa do Brasil. O time goiano venceu por 1 a 0, mas a Macaca reclamou de interferência externa na anulação do gol de empate, no fim do segundo tempo.

 
Resultado de Aparecidense e Ponte Preta está anulado — Foto: Reprodução SporTVResultado de Aparecidense e Ponte Preta está anulado — Foto: Reprodução SporTV

Resultado de Aparecidense e Ponte Preta está anulado — Foto: Reprodução SporTV

Para tomar a decisão, os auditores do STJD ouviram depoimentos do árbitro Leo Simão Holanda e também dos auxiliares Samuel Oliveira da Costa, responsável pela jogada, e Eleutério Felipe Marques Junior, além das defesas dos advogados que representavam os dois clubes.

A votação chegou a estar 4 a 0 a favor da impugnação do recurso da Ponte e, portanto, para a manutenção do resultado, mas acabou empatada em 4 a 4. Como o voto do presidente Paulo César Salomão tem peso dobrado, decidiu-se pela anulação do jogo, que agora será remarcado no calendário da CBF.

 

Relembre o caso

 

A polêmica começou quando Hugo Cabral, em posição ilegal, aproveitou rebote e empurrou para as redes. O auxiliar Samuel Oliveira da Costa (CE), responsável pela jogada, não levantou a bandeira, e o árbitro Leo Simão Holanda (CE) validou o gol. A partir daí, os jogadores da Aparecidense começaram a pressionar a arbitragem, e a partida ficou paralisada por quase 16 minutos.

Durante esse tempo, diversas pessoas que não estão autorizadas entraram em campo e conversaram com a arbitragem. A Ponte alega que o delegado Adalberto Grecco, que é de Goiás, passou alguma informação ao auxiliar Samuel Oliveira da Costa, quando os dois têm um rápido contato à beira do campo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Hugo Cabral empata, árbitro dá o gol, mas volta atrás e anula, aos 44 minutos do 2º tempo

Hugo Cabral empata, árbitro dá o gol, mas volta atrás e anula, aos 44 minutos do 2º tempo

Sete minutos depois do gol, a arbitragem volta atrás e decide anular o lance, marcando impedimento de Hugo Cabral. No dia seguinte, o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Coronel Marcos Marinho, anunciou a suspensão do trio por erros técnicos e de procedimento.

Na sequência, a Procuradoria-Geral do STJD abriu, por iniciativa própria, um procedimento preliminar para investigar a conduta da arbitragem. Depois foi a vez de o departamento jurídico da Ponte, na sexta-feira, protocolar o pedido de impugnação da partida.

Ao receber a denúncia, o presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho, determinou que o resultado do jogo fosse suspenso até a decisão final, deixando a classificação da Aparecidense sub judice.

Pela necessidade do caso, já que o duelo da Aparecidense com o Bragantino-PA, pela segunda fase da Copa do Brasil, está previsto 27 de fevereiro, Salomão também incluiu o caso na pauta de sexta-feira. Além das partes envolvidas, a Procuradoria do STJD vai se manifestar durante a sessão.

 
 

Fonte

Por GloboEsporte.com — Campinas, SP 22/02/2019 21h03
  • Compartilhe
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp

Inscreva-se Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e receba em primeira mão nossas novidades!
[CARREGANDO...]

Parceiros

Veja também

Na despedida de Cuca, Santos empata no fim com o Fluminense na Vila Belmiro

Na despedida de Cuca, Santos empata no fim com o Fluminense na Vila Belmiro

Depois do vice-campeonato da Libertadores, Cuca alegou desgaste no Santos e optou por sair

Torcedor doa R$ 1 milhão para Inter escalar Rodinei

Torcedor doa R$ 1 milhão para Inter escalar Rodinei

A quantia é o que o clube precisa para utilizar o lateral-direito Rodinei contra o Flamengo, neste domingo, pelo...

Atacante Mikael, do Sport, desperta interesse de time alemão

Atacante Mikael, do Sport, desperta interesse de time alemão

Jogador que tem apenas 21 anos e que está no clube pernambucano desde 2018

Antes de enfrentar o Santos, Atlético-MG é o melhor mandante do Brasileirão

Antes de enfrentar o Santos, Atlético-MG é o melhor mandante do Brasileirão

Equipe comandada por Jorge Sampaoli precisa do triunfo para manter vivo o sonho de conquistar o troféu nacional